Fatia do Bolo

Vamos começar com o nosso primeiro post, um assunto muito interessante, que é a porcentagem de repasse de recursos federais por estado (tamanho da fatia do bolo).

No Portal da Transparência existem os dados de 2004 a 2011, abrangendo todo o governo de Lula (2003 a 2011), e nós separamos 4 estados que chamaram a atenção ao longo dos anos, pois existe um tendência forte, enquanto os outros estados aumentaram e diminuíram a cada ano, mas no final das contas, permaneceram com a mesma fatia.

Gráfico Repasse Recursos UF
Gráfico que mostra a evolução do repasse dos recursos federais do Brasil aos estados do ano de 2004 até 2011. Fonte: http://www.portaltransparencia.gov.br/

Podemos perceber duas tendências, uma subindo com os estados da Bahia e Ceará, e outra descendo, com os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Agora, por qual motivo se deu essa variação? É isso que pretendemos descobrir com a análise e interpretação dos dados apresentados pelo governo, e combinando outras medidas, informações e dados, e em conjunto com a participação de vocês, gerar conhecimento e responder a essa questão.

Por isso a importância da sua participação, caso você saiba de alguma informação importante que possa nos ajudar a entender melhor o que vem acontecendo, por favor, nos envie por meio dos comentários.

 Saber é poder. Faça o seu papel como cidadão.

Por hora, vamos fazer uma pesquisa para conhecer o que você acha sobre o assunto, e depois utilizaremos essa pesquisa para confrontar com a resposta final desta pergunta.

Anúncios
Fatia do Bolo

Um comentário sobre “Fatia do Bolo

A sua opinião é muito importante para nós

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s