Recursos por Habitante

Seguindo com o que foi analisado no post Fatia do Bolo, fiz uma nova análise, agora combinando dados do IBGE, com o Censo 2010 para criar um novo índice, chamado Recursos (R$) por Habitante, para que possamos analisar o valor que é repassado por pessoa em cada um desses quatro estados, com o objetivo de identificar se estão em equilíbrio ou não.

Pois se estiverem em equilíbrio, a redução da fatia do bolo para os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul faria mais sentido. Vamos ver abaixo como ficou.

 

Recursos por Habitante
Recursos financeiros federais repassados por estado e calculados por habitante em 2010.

O bom de relacionar dados diferentes é que nós começamos a identificar padrões e/ou cenários que antes não eram possíveis de visualizar, como este caso.

Bom, como podemos ver Bahia e Ceará estão bem próximos, agora o Rio Grande do Sul recebe apenas 66% do que Ceará recebe. Enquanto que São Paulo, menos da metade, com apenas 45% em relação ao Ceará.

Nós entendemos que os estados deveriam receber de acordo com o tamanho da sua população, pois todos nós temos obrigações e responsabilidades iguais, mas isso não é o que ocorre, e com isso não conseguimos ainda entender o motivo desta discrepância tão elevada.

Mas vamos continuar estudando e analisando os dados para encontrar um motivo plausível.

Obs.: Pena que o IBGE só possui dados de 2010, pois se tivéssemos mais dados históricos, poderíamos compreender a evolução deste cenário.

Você acha que esses valores deveriam ser equilibrados? Ou acredita que não tem nada haver? Nos ajude respondendo a pesquisa abaixo, nós agradecemos muito.

Anúncios
Recursos por Habitante

A sua opinião é muito importante para nós

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s